metropoles.com

Governo tenta antecipar verbas da Eletrobras para baixar conta de luz

Segundo o Ministro de Minas e Energia, o governo pretende pedir a antecipação de R$ 26 bilhões em aportes da privatização da Eletrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem de celular exibindo logotipo da Eletrobras
1 de 1 Imagem de celular exibindo logotipo da Eletrobras - Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (21/2) que o governo federal pretende pedir uma antecipação de R$ 26 bilhões em aportes da privatização da Eletrobras, em uma tentativa de baratear a conta de luz.

“Uma das ideias, adiantando parte da MP [Medida Provisória], é que a gente utilize os fundos da Eletrobras a ser pago em 30 anos. É um recurso que só pode ser utilizado para motricidade tarifária, para minimizar impactos de tarifas. Queremos utilizar esses fundos, e aí tive a ideia de permitir na MP para caso a Eletrobras não se sensibilize e adiante esse pagamento”, destacou Alexandre Silveira.

Segundo o ministro, esse dinheiro seria utilizado para quitar as dívidas feitas pelas distribuidoras quando financiaram a “Conta Covid” e a “Conta Escassez Hídrica”, criadas anteriormente para reduzir os impactos desses eventos.

“A Conta Covid e Conta Escassez Hídrica são pagas hoje a juros muito altos, em torno de 12% a 13% ao ano, mais a inflação. Queremos minimizar a tarifa”, explicou Silveira.

Aportes da privatização da Eletrobras

A Eletrobras foi privatizada em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a mudança na forma de comercialização da energia, a empresa se comprometeu a realizar contribuições anuais para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A CDE é um fundo setorial administrado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e financia subsídios no setor elétrico, responsável por grande parcela na conta de luz dos brasileiros.

Mineração

Também nesta quarta-feira, Silveira declarou que pretende anunciar no segundo semestre deste ano o programa “Mineração para Energia Limpa”, para impulsionar o setor de mineração.

“Lançaremos o Programa Mineração para Energia Limpa, que terá como objetivo desenvolver a indústria de transformação mineral e fortalecermos o conhecimento geológico e a pesquisa mineral. Esse programa terá diretrizes claras: medidas ambientalmente responsáveis e socialmente conscientes serão cruciais”, disse Silveira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?