metropoles.com

Governo retoma educação sexual e prevenção às ISTs nas escolas

Ministério da Saúde incrementa temas do programa Saúde na Escola, com assuntos como educação sexual, cultura de paz e prevenção da violência

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Educação. Imagem colorida mostra sala de aula com crianças sentadas em carteiras alternadas e professora na frente da sala - Metrópoles
1 de 1 Educação. Imagem colorida mostra sala de aula com crianças sentadas em carteiras alternadas e professora na frente da sala - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (26/7), que temas como educação sexual e reprodutiva voltam a fazer parte do programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa funciona em escolas públicas da rede básica de ensino e, neste ano, obteve recorde de adesão de 99% dos municípios.

A previsão da pasta é de que mais de 25 milhões de estudantes sejam atendidos pelo programa. Outros temas retirados pelo governo anterior voltam ao PSE. São eles: prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos e prevenção de HIV/IST.

“Nos últimos anos, os indicadores do programa foram reduzidos apenas a pautas sobre alimentação saudável, prevenção de obesidade e promoção da atividade física”, informa o ministério em nota. “Também estão incluídas ações relacionadas à saúde mental, novidade que dialoga com os objetivos do Grupo de Trabalho Interministerial (Saúde e Educação) para prevenção às violências nas escolas, instituído em abril deste ano.”

Por meio de portaria publicada nesta quarta, o ministério destinou R$ 90,3 milhões aos municípios que aderiram ao programa.

“Municípios podem receber R$ 1 mil a mais a cada grupo de 1 a 800 estudantes das creches públicas e conveniadas do município, escolas rurais, escolas com alunos em medida socioeducativas e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família“, explicou a pasta em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?