metropoles.com

Governo retoma canal de denúncia contra violência no Carnaval

Chamada de “Bloco do Disque 100”, iniciativa apresenta todos os canais disponíveis para relatos de violências verbais e físicas no Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Tarado Ni Você não cumpriu o prazo para se cadastrar e a Prefeitura afirmou que o bloco não está autorizado a desfilar neste ano no Carnaval de rua paulista.
1 de 1 Tarado Ni Você não cumpriu o prazo para se cadastrar e a Prefeitura afirmou que o bloco não está autorizado a desfilar neste ano no Carnaval de rua paulista. - Foto: Reprodução/ Instagram

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Ministério de Turismo, inaugurou, nessa segunda-feira (13/2), a campanha “Bloco do Disque 100”. A medida busca divulgar e retomar um tradicional canal de denúncia em casos de violência durante as celebrações de Carnaval deste ano.

Entre 13 de janeiro e 22 de fevereiro, as centrais de atendimento do Disque 100 funcionarão por 24h, de forma gratuita, para receber relatos de violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

A partir do slogan “a alegria é um direito fundamental”, a iniciativa busca proteger grupos que, com mais frequência, sofrem violências simbólicas, verbais e físicas durante as festividades.

“A Ouvidoria será uma grande aliada dos foliões no combate àqueles que se aproveitam desta grande celebração para violar direitos e cometer crimes. A intolerância e o ódio fazem parte do passado e nosso papel é contribuir para que não voltem ao presente”, destaca o ouvidor Bruno Renato Teixeira.

Além da ligação para os três dígitos, as pessoas contarão com o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o aplicativo Direitos Humanos, o Telegram “DireitosHumanosBrasil” e o telefone de WhatsApp (61) 99656-5008. Todas as denúncias serão tratadas de forma sigilosa e encaminhadas para as instituições competentes.

“Desde o início do ano, refletimos em parceria com a Embratur sobre como a alegria do carnaval é um direito humano fundamental, mas a gente não pode pensar a alegria sem o cuidado. Todo ato de alegria é um ato de cuidado”, reforçou o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida durante lançamento da campanha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?