Governo retoma canal de denúncia contra violência no Carnaval
Chamada de “Bloco do Disque 100”, iniciativa apresenta todos os canais disponíveis para relatos de violências verbais e físicas no Carnaval
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Ministério de Turismo, inaugurou, nessa segunda-feira (13/2), a campanha “Bloco do Disque 100”. A medida busca divulgar e retomar um tradicional canal de denúncia em casos de violência durante as celebrações de Carnaval deste ano.
Entre 13 de janeiro e 22 de fevereiro, as centrais de atendimento do Disque 100 funcionarão por 24h, de forma gratuita, para receber relatos de violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
A partir do slogan “a alegria é um direito fundamental”, a iniciativa busca proteger grupos que, com mais frequência, sofrem violências simbólicas, verbais e físicas durante as festividades.
“A Ouvidoria será uma grande aliada dos foliões no combate àqueles que se aproveitam desta grande celebração para violar direitos e cometer crimes. A intolerância e o ódio fazem parte do passado e nosso papel é contribuir para que não voltem ao presente”, destaca o ouvidor Bruno Renato Teixeira.
Além da ligação para os três dígitos, as pessoas contarão com o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o aplicativo Direitos Humanos, o Telegram “DireitosHumanosBrasil” e o telefone de WhatsApp (61) 99656-5008. Todas as denúncias serão tratadas de forma sigilosa e encaminhadas para as instituições competentes.
“Desde o início do ano, refletimos em parceria com a Embratur sobre como a alegria do carnaval é um direito humano fundamental, mas a gente não pode pensar a alegria sem o cuidado. Todo ato de alegria é um ato de cuidado”, reforçou o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida durante lançamento da campanha.