metropoles.com

Governo reitera pedido de envio de 6 milhões de doses da vacina ao Butantan

Instituto respondeu que é “praxe” uma parte das doses permanecer no local e pediu informações sobre doses destinadas a São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Porta de sala do ministério saúde
1 de 1 Porta de sala do ministério saúde - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

Na busca por vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde pediu novamente ao Instituto Butantan a entrega “imediata” de seis milhões de doses importadas dão imunizante.

Nesta sexta-feira (15/1), a pasta enviou um ofício cobrando a entrega. Contudo, o instituto respondeu que é “praxe” uma parte das doses permanecer com o Butantan.

Além disso, a instituição indagou quantas doses permanecerão em São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), polarizaram a corrida pela vacinação durante a pandemia.

O ministério rebateu o Butantan. “No que tange a informação acerca do quantitativo destinado ao estado de São Paulo […], informamos que a responsabilidade pela elaboração, atualização e coordenação do plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19 é do Ministério da Saúde”, afirmou em documento.

Segundo a pasta, há a necessidade da imediata entrega das 6 milhões de doses para que o cronograma de distribuição das doses não seja comprometido e “não ocorra atraso no início da vacinação da população brasileira”.

“Reiteramos os termos do ofício […], solicitando o pronto atendimento do pleito, com a urgência que o caso requer”, conclui a solicitação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reunirá neste domingo (16/1) para decidir sobre o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19.

Os pedidos foram apresentados pelo Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?