metropoles.com

Governo reduz teto de juros para consignado de servidores públicos

Teto para empréstimo com desconto em folha foi reduzido de 2,05% para 1,80% ao mês. Redução também vale para pensionistas federais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
homens de terno de costas caminhando servidores
1 de 1 homens de terno de costas caminhando servidores - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Portaria assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e publicada nesta quarta-feira (29/11) no Diário Oficial da União (DOU) reduz de 2,05% para 1,80% ao mês o limite máximo nas taxas de juros praticadas em operações de empréstimos consignados contratados junto a cooperativas de crédito, instituições financeiras e entidades de previdência complementar por servidores públicos federais.

As instituições financeiras terão o prazo de até cinco dias para adequarem seus sistemas para a prática da taxa máxima fixada. Ficará proibida a oferta de taxas acima deste teto.

A medida vale para consignados realizados por servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e empregados públicos da Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações, bem como por anistiado político que receba reparação econômica, de caráter indenizatório, em prestação mensal, permanente e continuada.

A pasta explica que o teto não se aplica às modalidades de cartão consignado de benefício e cartão de crédito, que serão definidos por portaria conjunta do MGI com o Ministério da Fazenda.

Esta é a primeira mudança com redução do teto de juros do consignado para servidores federais desde 2017.

“A redução do teto para empréstimo com desconto em folhas é condizente com a melhoria do ambiente macroeconômico, marcada por queda do desemprego, recuperação de salários, inflação controlada, retomada do investimento público e redução das taxas de juros pelo Banco Central”, diz a Gestão.

Veja a íntegra da portaria aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?