metropoles.com

Governo quer se reunir com relator e votar arcabouço na semana que vem

Apesar de dificuldades em montar uma base no Congresso, governo Lula quer votar logo o novo arcabouço fiscal na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espera descolar o projeto do novo arcabouço fiscal das dificuldades de relacionamento com o Congresso e votar o texto na Câmara já na próxima semana.

O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, disse nesta segunda-feira (8/5) que vai pedir uma reunião com o relator do projeto na Câmara, deputado federal Claudio Cajado (PP-BA), antes que ele entregue seu texto para votação. “Ele tem dito que pretende entregar nesta semana, no dia 10 [quarta] ou dia 11 [quinta] e vamos buscar uma reunião antes disso”, disse ele.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deve participar dessa reunião, cujo objetivo é advogar com o relator pela manutenção dos principais pontos do arcabouço fiscal elaborado pelo governo.

Cajado tem se reunido com lideranças partidárias e já indicou que deve incluir no seu parecer a sugestão de bloqueios de despesas do governo obrigatórios. Porém, assim como prevê o texto elaborado pela equipe de Haddad, sem a previsão de considerar crime de responsabilidade para os gestores caso as metas fiscais não sejam alcançadas.

Otimista, Alexandre Padilha prevê que será possível votar o texto na próxima semana na Câmara. “Queremos manter o calendário e ter o novo marco fiscal aprovado na Câmara e no Senado até o final do primeiro semestre, antes do envio [pelo governo ao Congresso] da proposta orçamentária do ano que vem”, disse o ministro, que aposta ainda na votação de uma reforma tributária pela Câmara antes do recesso do meio do ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?