metropoles.com

Governo quer força-tarefa para combater desmatamento no Cerrado

Segundo secretário do Meio Ambiente, o governo também quer criar mecanismos para ampliar punição a quem desmata ilegalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Abstract Aerial Art
Savana do Cerrado
1 de 1 Savana do Cerrado - Foto: Getty Images/ Abstract Aerial Art

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu com governadores na tarde desta quarta-feira (27/3) para discutir ações para reduzir o desmatamento no Cerrado. A chefe da pasta afirmou que o governo criará uma força-tarefa com os estados onde estão localizados os maiores índices.

“O desmatamento do Cerrado é o grande desafio do governo federal. Estamos trabalhando durante todo o ano de 2023 com os secretários de Meio Ambiente. Chegou no nível de criarmos uma força-tarefa de alto nível envolvendo diretamente os governadores e o governo federal”, destacou a ministra.

Participaram da reunião os seguintes governadores: Ronaldo Caiado (Goiás), Carlos Brandão (Maranhão), Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e Wanderlei Barbosa (Tocantins), além da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Segundo a ministra, outra questão discutida foi a integração dos dados de desmatamento dos estados com a base de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Marina afirmou que houve um “apagão” das informações no sistema durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O André Lima, secretário nacional na Secretaria Extraordinária de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, destacou que 75% do desmatamento ocorre na região apelidada de Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Segundo ele, o governo pretende rever a regulamentação do CAR para criar “mecanismos de constrangimento” para quem comete a infração.

“95% do desmatamento que aconteceu em 2023, aconteceu dentro do CAR. Então, os estados sabem quem desmatou, sabem o endereço, o telefone, o RG, e pouca coisa está sendo feita. A gente precisa avançar para que tenha mecanismos de constrangimento para esse desmatamento”, pontuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?