metropoles.com

Governo quer extinguir até 90% das normas de segurança do trabalho

Ministério da Economia vai revisar quase 5 mil regras. Primeiras mudanças começam em junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

O Ministério da Economia quer extinguir 90% das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. As primeiras mudanças devem ocorrer em junho. O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, defende que a “desregulamentação” e a “simplificação” da legislação resultarão na retomada do crescimento.

Nesta segunda-feira (13/05/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) saiu em defesa das alterações. “Governo Federal moderniza as normas de saúde, simplificando, desburocratizando, dando agilidade ao processo de utilização de maquinários, atendimento à população e geração de empregos”, escreveu no Twitter.

Segundo o governo federal, existem quase 5 mil normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho – entre portarias, instruções normativas e decretos. Algumas regras são de 1940 e continuam em vigor.

A primeira norma a ser revista, segundo o governo, será a que trata da regulamentação de maquinário, abrangendo desde padarias até fornos siderúrgicos. Na última semana, durante o Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), Marinho explicou o que será feito.

“Hoje, há custos absurdos em razão de uma normatização absolutamente bizantina, anacrônica e hostil. Trazer investimentos para o Brasil passa pela criação de um ambiente propício, acolhedor e saudável para quem vai empreender. Por isso, a importância da desburocratização e da simplificação de regras”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?