metropoles.com

Governo publica MP para criar órgão que vai gerir museus do país

Sobre o Museu Nacional, a Casa Civil afirmou em nota que a encarregada do local ainda será a UFRJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Museu Nacional do Rio de Janeiro
1 de 1 Museu Nacional do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Instagram

O Governo Federal publicou nesta segunda-feira (10/9) duas medidas provisórias (MP) com o objetivo de alterar o modelo de gestão e na governança dos museus brasileiros, e para fazer novas parcerias com a iniciativa privada. O governo afirmou, em nota, que a captação de recursos e a instituição de Fundos Patrimoniais são “inspiradas nas melhores práticas internacionais”.

As MPs também auxiliam na criação da Agência Brasileira de Museus (Abram), instituição sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, com o objetivo de gerir instituições museológicas e seus acervos e promover o desenvolvimento do setor.

A Abram será constituída sob a forma de Serviço Social Autônomo, como os integrantes do “Sistema S” (Sebrae, Sesi, Senai e Senac). Na avaliação do governo federal, entidades como essas não estão vinculadas à Administração Pública, contam com o dinamismo e flexibilidade típicos do setor privado, mas com obrigações de prestação de contas próprias de órgãos públicos.

Entre as competências da agência está a de desenvolver e executar programas e ações que viabilizem a preservação, a promoção e a sustentabilidade do patrimônio museológico brasileiro, aumentando sua capacidade de captação de recursos públicos e privados, por meio de parcerias com entidades nacionais e internacionais, além de implementar ações de segurança e proteção de acervos com medidas para conservação, reforma e reconstrução de instalações existentes.

A Abram iniciará suas atividades com um amplo rol de museus sob sua administração, como os da Abolição, Imperial, da Inconfidência e Nacional de Belas Artes e vários outros.

Além de recursos públicos da União, a Abram conta com receitas decorrentes de parcerias com entidades nacionais e internacionais, doações, legados, rendas decorrentes da prestação de serviços, além de parcela dos recursos destinadas a outras entidades paraestatais. Isso resulta, apenas com essa medida, no incremento de aproximadamente R$ 200 milhões, representando mais do que o triplo do orçamento do Instituto Brasileiro de Museus no ano de 2017.

Museu Nacional
Sobre o Museu Nacional, que teve grande parte de seu acervo destruído por um incêndio no último dia 2, a nota destaca: a Abram será responsável pelas ações de reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro, devendo, para tanto, constituir um Fundo Patrimonial para arrecadar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas privadas voltadas à sua reconstrução e modernização.

Mesmo como responsável pela reconstrução, o museu ainda seguirá ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição de ensino divulgou ainda nesta segunda-feira o início das contratações emergenciais para reconstrução do Museu Nacional, apesar de ainda não ter recebido os R$ 10 milhões do Ministério da Educação (MEC) para o trabalho.

A instituição contratou a instalação de tapumes que irão proteger o entorno do edifício, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas. “[Os recursos] não estão na conta, mas já estamos fazendo as contratações independentemente disso porque já há a garantia que esses recursos serão repassados”, disse o diretor-administrativo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Wagner William Martins.

A verba do MEC será destinada a ações emergenciais que incluem a cobertura e o reforço da estrutura do prédio para possibilitar o resgate do acervo. (Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?