metropoles.com

Governo publica lei que autoriza renegociação de dívidas de MEIs

A medida foi publicada após o Congresso Nacional derrubar veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Imagem colorida de calculadora preta, régua branca e moedas sobre um papel. Ilustração de negociação de dívidas.
1 de 1 Imagem colorida de calculadora preta, régua branca e moedas sobre um papel. Ilustração de negociação de dívidas. - Foto: Pixabay

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18/3), a Lei Complementar nº 193, que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp).

O programa permite o refinanciamento de aproximadamente R$ 50 bilhões em dívidas de empresários dos regimes Simples e Microempreendedor Individual (MEI).

A medida foi publicada após o Congresso Nacional derrubar, em sessão conjunta na última semana, o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei complementar (PLP) sobre o assunto.

[relatedposts id=%%POST_ID%%][/relatedposts]

De acordo com a publicação no Diário Oficial, também poderão aderir ao programa os empresários que se encontram em recuperação judicial, optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições.

A adesão ao programa será realizada até o último dia útil do mês de abril. Durante o prazo de 188 dias, contando o mês de entrada no Relp, fica vedada a inclusão de débitos vencidos ou que vierem a vencer no período em qualquer modalidade de parcelamento.

Poderão ser pagos ou parcelados no programa os débitos apurados na forma do Simples, desde que vencidos até o mês de fevereiro.

Veja a publicação no DOU:

Lei Complementar Nº 193, De 17 de Março de 2022 – Lei Complementar Nº 193, De 17 de Março de 2022 – Dou – I… by Rebeca Borges on Scribd

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?