metropoles.com

Governo proíbe exportação de cloroquina sem autorização da Anvisa

Na prática, a Anvisa quer controlar a saída desses produtos em teste para manter o estoque brasileiro em alta para um possível uso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
ilustração comprimidos
1 de 1 ilustração comprimidos - Foto: Arte/Metrópoles

O governo federal proibiu a exportação de cloroquina,  hidroxicloriquina e de outras medicamentos que estão sendo testados no tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (16/04) passou a exigir “prévia autorização” para a venda a outros países.

Na prática, a Anvisa quer controlar a saída desses produtos em teste para manter o estoque brasileiro em alta para um possível uso no tratamento de doentes por Covid-19.

“A exportação de nitazoxanida, cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, fentanil, midazolam, etossuximida, propofol, pancurônio, vancurônio, rocurônio, succinilcolina e ivermectina na forma de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto acabado necessitarão, temporariamente, de autorização prévia da Anvisa”, determina o texto.

A resolução é assinada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Fortemente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como tratamento para a Covid-19, o uso da cloroquina ainda exige pesquisa científica para o uso seguro e com eficácia comprovada. Na última quarta-feira (15/04), por exemplo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que ela pode ser prejudicial para pacientes com histórico de problemas cardíacos.

Após efeitos colaterais, alguns países, como a Suécia, suspenderam o uso do medicamento como alternativa para o tratamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?