metropoles.com

Governo pretende rever isenções do IR até para doenças graves

A proposta abrangerá isenções que atualmente beneficiam investimentos do mercado financeiro e portadores de doenças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Receita Federal
1 de 1 Receita Federal - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou nesta terça-feira (27/08/2019), durante evento da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), que o governo quer propor uma grande faxina no Imposto de Renda.

Hoje, são isentos do IR os rendimentos de aposentadoria de portadores de doenças graves, como esclerose múltipla, parkinson, aids, e de moléstia profissional. Marcos Cintra disse que há indícios de fraude nos benefícios e pretende rever essa regra. O secretário não especificou, no entanto, se a proposta afetaria todas as 16 doenças listadas pela legislação de 1988.

Cintra afirmou que quer tornar o imposto de renda compatível com o que está acontecendo no mundo inteiro. Essa faxina abrangerá isenções que atualmente beneficiam alguns tipos de investimentos do mercado financeiro e benefícios para portadores de doenças.

No mercado financeiro, os principais alvos são as isenções a Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e de títulos voltados para investidores  de alta renda. Cintra pretende propor também a volta da tributação de dividendos, hoje isentos. A ideia é tributar menos as pessoas jurídicas, responsáveis por impulsionar os investimentos. 

As propostas fazem parte de um projeto de reforma tributária em elaboração pelo governo. O Executivo ainda não definiu como e quando encaminhará ao Congresso. Além da reforma do imposto de renda, o secretário quer simplificar tributos federais sobre consumo e criar uma contribuição sobre movimentações financeiras para substituir a tributação sobre folha de pagamento, responsáveis pelo financiamento da Previdência. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?