metropoles.com

Governo planeja entregar em junho plano de inteligência artificial

Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, a proposta será baseada na Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto colorida da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos - Metrópoles - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou, nesta segunda-feira (29/4), que planeja entregar em junho um plano de ações sobre inteligência artificial. O texto será baseado na atualização feita pela pasta da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. A declaração da ministra aconteceu durante conversa com jornalistas no NETmundial+10, em São Paulo.

Segundo a ministra, a proposta será apresentada durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília entre 4 a 6 junho, após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nós queremos reunir os melhores exemplos para saber o que nós temos também de acúmulo de uso da inteligência artificial nesses desafios do dia a dia do povo brasileiro. E claro, nós vamos ter que fazer escolhas, escolhas do que é que nós vamos conduzir. A primeira ideia é que a gente possa usar a inteligência naquilo que o governo está decidindo que é prioritário, naqueles eixos estratégicos do governo”, explicou a ministra da Ciência e Tecnologia.

Luciana Santos reforça que será estudado o uso de supercomputadores em diferentes setores, como saúde, agricultura, infraestrutura e educação.

“Já tem um PL [projeto de lei] no Senado que nós estamos apoiando essa regulamentação da inteligência artificial, porque é preciso estabelecer mecanismos. Nós sabemos que o uso da inteligência artificial pode ser um grande risco, seja na questão democrática, seja na questão ética”, enfatizou a ministra.

Senado Federal

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) apresentou, na última quarta-feira (24/4), o relatório preliminar sobre a regulamentação da inteligência artificial no Brasil. O político é o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial.

O documento, ainda preliminar, unificou projetos de leis que tramitam na Casa sobre o uso da inteligência artificial, incluindo uma proposta de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?