metropoles.com

Governo orienta “pente-fino” na administração pública após apagão

Apagão ligado a um software da Microsoft afeta diversos serviços no mundo. No Brasil, falhas são identificadas em bancos e companhias aéreas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida ilstrativa de planeta terra conectado a cabo de internet para simular o apagão global - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida ilstrativa de planeta terra conectado a cabo de internet para simular o apagão global - Metrópoles - Foto: Getty Images

O governo federal emitiu, nesta sexta-feira (19/7), uma orientação para passar um “pente-fino” nos sistemas para identificar a existência do CrowdStrike Falcon em seus parques computacionais, após o software causar um apagão global em diversos serviços.

“O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) solicita às instituições da Administração Pública Federal (APF) e orienta as demais entidades que identifiquem em seus inventários de ativos a existência do CrowdStrike Falcon em seus parques computacionais e monitorem a publicação de atualizações da aplicação”, diz o texto enviado nesta manhã.

Segundo o CTIR, ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a empresa CrowdStrike notou uma falha em atualização e “até o momento, somente sistemas Microsoft Windows foram afetados pelo problema”. O centro informou ainda estar acompanhando “as atualizações do caso”.

O problema atrapalha serviços de companhias aéreas, especialmente em voos da Azul, e bancos, como o Bradesco, Nubank, Neon e Next. Sistemas de apoio do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram atingidos.

Além disso, hospitais e postos de gasolina sofreram com o apagão em alguns pontos do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?