Governo nomeia José Santini ao cargo de secretário nacional de Justiça
Santini já ocupou outros cargos no governo federal. Em janeiro de 2020, foi demitido após fazer uso indevido de um avião da FAB
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal nomeou, nesta quarta-feira (4/8), José Vicente Santini ao cargo de secretário nacional de Justiça, posto vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
A medida foi assinada pelo novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Esta não é a primeira passagem de Santini pelo governo federal. Até 2020, ele atuava como secretário adjunto da Casa Civil. No entanto, foi exonerado após usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ele usou uma aeronave para ir a uma reunião do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, e depois seguiu viagem para a Índia. Santini justificou o uso do avião por falta de tempo hábil para cumprir os compromissos. Por isso, usou o jato para ir ao evento e depois se juntar à comitiva presidencial que estava na capital indiana.
Santini foi demitido quando o caso ganhou repercussão na imprensa. No entanto, voltou ao governo em dezembro de 2020, nomeado para o cargo de assessor de Ricardo Salles, no Ministério do Meio Ambiente.
Em fevereiro deste ano, ele assumiu o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, posto que ocupou até o mês de julho. José Vicente Santini é graduado em direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília e mestre em direito das relações internacionais.