metropoles.com

Governo mantém intervalo de 12 semanas entre doses da vacina da Pfizer

Foi identificado um maior pico de produção de anticorpos no esquema com intervalo de 12 semanas em relação ao padrão, de 21 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
Vacina Pfizer coronavírus
1 de 1 Vacina Pfizer coronavírus - Foto: Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

O Ministério da Saúde informou, nessa terça-feira (29/6), que vai manter o intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina da Pfizer. A nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) apresenta recomendações recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que confirmam a eficácia da estratégia adotada pelo Brasil já no início da campanha de vacinação.

De acordo com as informações dos estudos conduzidos nos Estados Unidos e Reino Unido, foi identificado um maior pico de produção de anticorpos no esquema com intervalo de 12 semanas em relação ao padrão, de 21 dias.

O definição, de acordo com a pasta, além de trazer maior efetividade, contribui para que o Brasil atinja “uma elevada cobertura vacinal com a primeira dose”. Os dados ainda apontam que a ampliação da oferta da primeira dose da vacina pode trazer ganhos significativos para a saúde pública.

“A medida pode reduzir tanto a ocorrência de casos e óbitos pela Covid-19 nos indivíduos vacinados, quanto a transmissibilidade da doença na população”, informa o Ministério da Saúde.

Por fim, a nota técnica fiz que “os dados epidemiológicos e de efetividade da vacina serão monitorados, sendo que a presente recomendação, a luz de novas evidências, poderá ser revista caso necessário”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?