metropoles.com

Governo Lula terá aproximadamente 35 ministérios, afirma Rui Costa

O futuro ministro da Casa Civil afirmou que o Ministério do Planejamento será desmembrado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ex-governador da Bahia Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo Lula - Metrópoles
1 de 1 O ex-governador da Bahia Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo Lula - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil do governo eleito, Rui Costa (PT), afirmou, nesta segunda-feira (12/12), que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter aproximadamente 35 ministérios. “Deve ficar em torno disso. Está fechando, no gerúndio. Estamos finalizando”, disse Costa.

A declaração foi dada em conversa com a imprensa na noite desta segunda, na chegada ao jantar organizado pelo advogado Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, para comemorar a diplomação de Lula e Geraldo Alckmin (PSB) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com Rui Costa, o governo eleito discute desmembrar o Ministério do Planejamento — que cuidará de assuntos orçamentários e estratégicos — e criar uma pasta de Gestão, que será responsável por áreas administrativas e de “governo digital”.

“Justamente buscando possibilitar que o país faça planejamento. Porque fica um ministério grande que a máquina termina absorvendo ao cotidiano, absorvendo as ações de governo, e o governo não se planeja no curto, médio ou no longo prazo”, disse.

Costa também pontuou que todos os bancos públicos, inclusive instituições regionais, serão geridos pelo Ministério da Fazenda. Somente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será subordinado ao Minsitério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Diplomação de Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) receberam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (12/12), a diplomação.

Durante sessão solene, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, entregou o certificado de que as eleições foram legítimas e a chapa presidencial cumpriu a última etapa do processo, condição para que o próximo mandatário brasileiro possa tomar posse, em 1º de janeiro.

O presidente eleito e aliados comemoram o rito em jantar na casa do advogado Kakay, em Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?