Governo Lula tem 52% de aprovação e 38% de reprovação, diz Ipespe
Em relação ao último levantamento, de fevereiro, a oscilação ficou dentro da margem de erro de 2,2 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
![Lula levanta as mãos para apoiadores que acompanham a posse no palacio do Planalto - Metrópoles](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2023/01/01183731/Lula-faz-sinal-com-as-ma%CC%83os-para-apoiadores-que-acompanham-a-posse-no-palacio-do-Planalto-Metro%CC%81poles2.jpeg)
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a aprovação do início do mandato neste mês de abril, com 52% de apoio da população. O índice é de pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O estudo foi feito entre os dias 14 e 19, em uma amostra de 2 mil entrevistados, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos.
Em relação ao último levantamento, de fevereiro, a oscilação ficou dentro da margem de erro. Enquanto a aprovação neste mês é de 52%, em fevereiro o índice foi de 51%. Outros 36% reprovavam, número que aumentou para 38% neste mês.
No total, 39% dos entrevistados consideram o novo governo “ótimo” ou “bom”. O percentual era de 40% em fevereiro. Enquanto isso, 28% avaliam como “regular”, ao contrário dos 27% de fevereiro. As avaliações “ruim” e “péssima” se mantiveram em 28%.
Expectativa
A pesquisa também avaliou as expectativas dos entrevistados sobre o governo petista. A porcentagem que escolheu ter expectativa “ótima” ou “boa” aumentou de 46% em dezembro para 49% em fevereiro e 51% neste mês.
Outros 17% consideram que a gestão será “regular”. Em dezembro, o índice foi de 16% e, em fevereiro, de 21%. Os que têm expectativas “ruins” ou “péssimas” somam 27%, ante 25% na pesquisa anterior e 31% em dezembro.