metropoles.com

Governo Lula retoma Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos

A comissão foi encerrada durante o governo Bolsonaro e será retomada neste mandato de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Orlando Brito
Imagem em preto e branco de policial fardado, de costas, segurando um cassetete. Ao fundo, manifestantes contra a ditadura militar
1 de 1 Imagem em preto e branco de policial fardado, de costas, segurando um cassetete. Ao fundo, manifestantes contra a ditadura militar - Foto: Reprodução/Orlando Brito

Extinta durante o governo Jair Bolsonaro (PL), a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) retoma seus trabalhos nesta sexta-feira (29/8). O colegiado será reinstalado em uma cerimônia com a participação do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Em julho, um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recriou a comissão, que havia sido encerrada em dezembro de 2021.

O relatório de transição de governo apontava a reestruturação do órgão como uma das ações prioritárias na área dos direitos humanos. Mas, em meio à tentativa de apaziguar a relação com militares, o chefe do Executivo adiou o retorno do grupo.

A data escolhida para a retomada dos trabalhos coincide com o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados. A cerimônia contará com a presença ativistas e familiares de vítimas da ditadura. Após o evento, o grupo fará a primeira reunião de retomada dos trabalhos.

Criada em 1995, a comissão investiga crimes praticados durante a regime militar no Brasil, entre eles, mortes e desaparecimentos por questões políticas.

A procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga assumirá a presidência do colegiado. Ela ocupou a cadeira até 2019, mesmo ano em que Bolsonaro tomou posse. O ex-chefe do Executivo indicou simpatizantes do regime e militares para compor a comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?