metropoles.com

Governo Lula quer se antecipar e lança plano para prevenir dengue

Após alta de casos da dengue em 2024, o governo federal lança nesta quarta-feira (18/9) diretrizes para o combate à doença no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto
Lula e Nísia Trindade
1 de 1 Lula e Nísia Trindade - Foto: Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quarta-feira (18/9) um “plano de ação” com o objetivo de reduzir os impactos da dengue. A iniciativa passou a ser discutida após o país bater recorde de casos da doença no início deste ano.

O evento de lançamento do programa deve contar com a presença do chefe do Executivo e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, sendo a maioria registrada ainda no primeiro semestre do ano. Em 2023, o número foi de 1,6 milhão. A doença ainda resultou na morte de cerca de 5 mil pessoas.

6 imagens
Dengue em São Paulo
Repelentes e inseticidas de Rafael foram insuficientes para manter família protegida do mosquito: três pessoas da casa já tiveram a doença e uma está com suspeita
1 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 6

Dengue em São Paulo

Divulgação/Secretaria Estadual da Saúde
3 de 6

Repelentes e inseticidas de Rafael foram insuficientes para manter família protegida do mosquito: três pessoas da casa já tiveram a doença e uma está com suspeita

Jessica Bernardo/Metrópoles
4 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em maio, a pasta reuniu cerca de 100 pesquisadores para discutir ações e estratégias para o enfrentamento à dengue e outras doenças, como chikungunya, zika e febre do oropouche.

Na época, o governo discutiu diretrizes para um plano com foco em ações de vigilância em saúde, organização dos serviços de saúde, controle vetorial, financiamento de pesquisas, entre outras.

Sazonalidade

A dengue é uma doença sazonal, que costuma apresentar alta de casos entre os meses de outubro de um ano e maio do ano seguinte.

Segundo o Ministério da Saúde, a alta registrada em 2024 tem relação com fatores como as mudanças climáticas e a circulação de mais de um sorotipo do vírus. A pasta estima que cerca de 75% dos focos de dengue estejam nos domicílios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?