metropoles.com

Governo Lula publica portaria para destravar emendas

A portaria foi publicada um dia após a reunião entre Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida mostra Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O governo federal publicou uma portaria nesta terça-feira (10/12) com mudanças nas regras para a liberação de emendas parlamentares. O documento é assinado pelos ministérios da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Gestão e Inovação, e Relações Institucionais.

O texto prevê que a execução das emendas empenhadas em 2024 poderá ser realizada antes da apresentação do plano de trabalho, a ser entregue até 31 de dezembro. Posteriormente, o documento será analisado por órgãos vinculados às áreas às quais os recursos serão destinados, que devem aprovar ou reprovar o plano.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, em decisão que foi referendada pelo plenário da Corte, havia suspendido a execução dos recursos. Após um longo período de negociações e a aprovação de um projeto de lei complementar (PLP), o magistrado autorizou a retomada dos pagamentos, mas impôs uma série de regras para reforçar a transparência do processo.

Algumas dessas regras não foram bem recebidas no Congresso, que seguiu dificultando o avanço de pautas importantes para o governo.

A portaria publicada pelo governo nesta terça-feira (10/12) era aguardada por parlamentares para destravar o pacote fiscal enviado pela equipe econômica do governo. O Executivo prevê a liberação de R$ 6,4 bilhões em emendas até o fim do ano para conter a crise.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?