metropoles.com

Governo Lula espera 30 mil em 7/9 e desfile terá vacina e Amazônia

Equipe de Lula promete desfile de 7 de Setembro “mais enxuto, dinâmico e atrativo” e anuncia eixos temáticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula assina documento durante evento - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula assina documento durante evento - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O tradicional desfile de 7 de Setembro em Brasília terá novidades em 2023, com a tentativa de tornar o evento “mais enxuto, dinâmico e atrativo” nas palavras da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), que está à frente da organização. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê a presença de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile militar, a Esquadrilha da Fumaça e as inovações.

Como o Metrópoles mostrou no último fim de semana, o governo Lula quer se contrapor ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na celebração do Dia da Independência do Brasil.

O desfile deste ano terá um slogan: “Democracia, soberania e união” e quatro eixos temáticos: Paz e Soberania; Saúde e Vacinação; Ciência e Tecnologia; e Defesa da Amazônia.

Ates do feriado, na noite de 6 de setembro, Lula deverá falar em rede nacional de rádio e TV para transmitir, segundo o ministro Paulo Pimenta, da Secom, uma mensagem sobre patriotismo.

“Nossa mensagem principal, com esta celebração nacional, é a de união das pessoas, das famílias. Nação quer dizer ‘união de um povo’, sentimento de pertencimento. Vamos resgatar os valores da República, os símbolos oficiais, como a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional, que sempre foram de todos nós”, disse Pimenta.

Lula assistirá ao desfile de uma tribuna e não deve discursar. O evento terá cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas.

Bloqueio no trânsito

A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios estará bloqueada no dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à Esplanada contarão com revista de segurança.

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com gradis e policiamento.

Será proibido entrar na Esplanada com itens como fogos de artifício, armas, armas brancas, apontadores laser, sprays, garrafas de vidro, latas, armas de brinquedo, réplicas e simulacros e qualquer substância inflamável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?