Governo Lula espera 30 mil em 7/9 e desfile terá vacina e Amazônia
Equipe de Lula promete desfile de 7 de Setembro “mais enxuto, dinâmico e atrativo” e anuncia eixos temáticos
atualizado
Compartilhar notícia
O tradicional desfile de 7 de Setembro em Brasília terá novidades em 2023, com a tentativa de tornar o evento “mais enxuto, dinâmico e atrativo” nas palavras da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), que está à frente da organização. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê a presença de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile militar, a Esquadrilha da Fumaça e as inovações.
Como o Metrópoles mostrou no último fim de semana, o governo Lula quer se contrapor ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na celebração do Dia da Independência do Brasil.
O desfile deste ano terá um slogan: “Democracia, soberania e união” e quatro eixos temáticos: Paz e Soberania; Saúde e Vacinação; Ciência e Tecnologia; e Defesa da Amazônia.
Ates do feriado, na noite de 6 de setembro, Lula deverá falar em rede nacional de rádio e TV para transmitir, segundo o ministro Paulo Pimenta, da Secom, uma mensagem sobre patriotismo.
“Nossa mensagem principal, com esta celebração nacional, é a de união das pessoas, das famílias. Nação quer dizer ‘união de um povo’, sentimento de pertencimento. Vamos resgatar os valores da República, os símbolos oficiais, como a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional, que sempre foram de todos nós”, disse Pimenta.
Lula assistirá ao desfile de uma tribuna e não deve discursar. O evento terá cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas.
Bloqueio no trânsito
A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios estará bloqueada no dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à Esplanada contarão com revista de segurança.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com gradis e policiamento.
Será proibido entrar na Esplanada com itens como fogos de artifício, armas, armas brancas, apontadores laser, sprays, garrafas de vidro, latas, armas de brinquedo, réplicas e simulacros e qualquer substância inflamável.