metropoles.com

Governo Lula demarcará 14 terras indígenas este ano, diz Guajajara

A ministra ressaltou que a demarcação pelo governo federal não depende do julgamento do marco temporal pelo STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministra Sônia Guajajara
1 de 1 Ministra Sônia Guajajara - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, indicou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará portarias para a demarcação de 14 terras indígenas ainda em 2023. A fala da ministra ocorreu em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na última segunda-feira (20/3).

“Nós precisamos avançar e destravar a demarcação de terras indígenas. Estamos saindo de quatro anos em que a paralisação da demarcação foi uma política pública”, afirma. De acordo com Guajajara, a pauta está entre as prioridades dos primeiros dias de governo Lula.

A ministra ressaltou que a demarcação não depende do julgamento do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF). A questão trata da definição de um limite para o período em que as terras podem ser reivindicadas pelos indígenas.

“Esses 14 processos não dependem do julgamento do marco temporal, e não têm mais impedimento jurídico ou administrativo. Estão prontos”, destaca.

Guajajara observa que não houve alteração no processo de demarcação, “apenas uma mudança interna, com a transferência de atribuição do Ministério da Justiça para o Ministério dos Povos Indígenas”. “Serei eu quem vai assinar as próximas portarias declaratórias”, completou.

Para que o território seja demarcado, o processo deve passar pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), pelo Ministério dos Povos Indígenas e pela Casa Civil.

Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), que adotou postura contrária à expansão dos territórios indígenas no Brasil, nenhum processo de demarcação avançou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?