metropoles.com

Governo Lula decreta sigilo de 100 anos em declaração de ministro

Documento de Alexandre Silveira contém informações sobre possível conflito de interesses para ocupação de pasta de Minas e Energia

atualizado

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e senador Randolfe Rodrigues
1 de 1 Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e senador Randolfe Rodrigues - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Um documento que avalia a possível existência de conflito de interesse na ocupação do cargo de ministro por Alexandre Silveira, na pasta de Minas e Energia, teve o sigilo imposto pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. O período é de 100 anos.

O documento é uma exigência entregue ao Palácio do Planalto e visa a informar se há parentes de até terceiro grau no exercício de atividades que resultem em incompatibilidade com o cargo de ministro. As informações são do UOL. O termo tem o nome de Declaração de Conflito de Interesses (DCI).

A resposta teve como última decisão tomada pela Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI), que argumentou haver necessidade de proteção ao sigilo fiscal.

O presidente Lula foi um crítico recorrente de sigilos decretados pelo antecessor dele, Jair Bolsonaro. A Lei de Acesso à Informação (LAI) completou 11 anos de existência neste ano. Em maio, o presidente Lula assinou decretos que faziam alterações no texto, como um que previa ocultar dados pessoais de alguns documentos. Nestes casos, as demais informações seriam divulgadas.

Em sua defesa, a CMRI ressaltou que a Presidência deixou de utilizar as Declarações Confidenciais de Informações (DCI) e passou a adotar a Declaração de Conflito de Interesses, que teria informações mais detalhadas.

Ao UOL, por meio de nota, a Casa Civil argumentou que “o caso em questão se trata do estrito cumprimento das normas legais vigentes e não de imposição de sigilo por parte do Governo Federal“.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?