metropoles.com

Governo lançará Pé-de-Meia universitário, afirma ministro da Educação

Ministro da Educação, Camilo Santana informou que o governo Lula pretende lançar o programa em 2025, agora voltado para o ensino superior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Camilo Santana, ministro da Educação
1 de 1 Camilo Santana, ministro da Educação - Foto: Metrópoles

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (20/9) que o governo federal pretende lançar em 2025 uma nova versão do Pé-de-Meia, programa que oferece apoio financeiro a estudantes de baixa renda, desta vez tendo como alvo os universitários. Atualmente, o Pé-de-Meia contempla o aluno de ensino médio.

Em entrevista ao jornal O Globo, Santana detalhou a iniciativa: “Estamos começando a construir um Pé-de-Meia para o estudante universitário, uma proposta para ser discutida com o presidente Lula. Ele já está empolgado. Nós podemos identificar onde é que estão os gargalos, as dificuldades para garantir que esse aluno possa realizar o seu sonho de ir para a universidade”.

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e na educação de jovens e adultos (EJA) que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O ministro mencionou que o programa Pé-de-Meia para o ensino superior está em pleno desenvolvimento e que, neste ano, o Ministério da Educação (MEC) está “universalizando a assistência estudantil para alunos indígenas e quilombolas nas universidades federais”, além de ter aumentado “em 60% os recursos a todos os institutos federais”.

De acordo com o ministro, o programa aumentou a frequência dos alunos nas escolas. Ele ainda destacou que deseja unir mais a política “com o ProUni”. ” Tem aluno que abandona [o curso] porque às vezes não tem onde morar”.

Sobre o atual Pé-de-Meia, o titular do MEC disse que uma avaliação será feita ao fim do ano letivo de 2024. “Mas a informação que a gente tem, de algumas redes, é que aumentou a frequência dos alunos. Em muitas redes, voltaram a partir do programa. Não tenho dúvida de que trará resultados importantes”.

Restrição de celulares

O ministro da Educação compartilhou detalhes sobre o projeto que visa restringir o uso de celulares nas escolas, destacando que “estudos e evidências mostram que o uso excessivo tem trazido prejuízo na aprendizagem” e que desejam promover ferramentas com fins pedagógicos.

“Espero a partir do meio de outubro apresentar essa proposta ao Congresso. Tem uma equipe do MEC levantando todos os estudos específicos, pesquisas, experiências nos outros países, para isso.”

Santana ressaltou que a proposta de restrição do uso de celulares em ambientes escolares está em discussão no MEC e conta com o apoio do presidente Lula.

As escolas contarão com conectividade, internet e dispositivos como tablets e computadores, mas, segundo o ministro, “não dá para ficar dentro da sala de aula brincando com o celular”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?