Governo lança programa de testagem da Covid quatro meses após anúncio
Executivo Federal adquiriu 60 milhões de testes rápidos de antígenos junto à Fiocruz. Exames serão entregues aos estados até o fim de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (17/9), o Plano Nacional de Expansão da Testagem em para o novo coronavírus. A ação foi anunciada em maio deste ano, mas ainda não havia saído do papel.
O governo realizou, durante a manhã, ações simultâneas de testagem em massa em seis cidades brasileiras: Porto Velho (RO), Macapá (AP), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR) e Natal (RN), onde ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, marcou presença.
De acordo com Queiroga, o governo federal adquiriu 60 milhões de testes rápidos de antígenos junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os exames serão entregues aos estados brasileiros até o fim de 2021. Dos total de testes comprados, cerca de 5 milhões foram distribuídos durante esta semana.
Durante o discurso em Natal, Queiroga ressaltou a importância da testagem e afirmou que a estratégia do Ministério da Saúde é baseada em três pilares.
“Nós fazemos testes para pacientes sintomáticos na atenção primária, testes rápidos de antígeno para pacientes assintomáticos, e temos a nossa campanha de prevalência, a PrevCov, que tem o objetivo de testar mais de 200 mil brasileiros”, disse o cardiologista.
No evento, Queiroga também ressaltou que as vacinas contra a Covid-19 foram adquiridas pelo governo federal, e condenou quem critica a campanha nacional de imunização contra o coronavírus.
“Quem não acreditava na campanha de vacinação do Brasil é porque não acredita no Sistema Único de Saúde (SUS). Se não acredita no SUS é porque não acredita na Constituição Federal. E se não acredita na Constituição é porque não acredita no Brasil”, pontuou.
Ação no Distrito Federal
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou em 14/8, ao lado da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, de um evento piloto para avaliar o funcionamento do Programa Nacional de Testagem em Massa contra a Covid-19.
O evento ocorreu na Feira dos Importados, local com grande circulação de pessoas no Distrito Federal. Cerca de 200 voluntários participaram da ação.
Com tendas espalhadas pelo estacionamento da feira, técnicos do Ministério da Saúde realizaram as etapas de triagem e aplicação dos testes em pessoas que passavam pelo local.
O teste aplicado é de antígeno, que tem resultado divulgado entre 15 e 20 minutos. Após a liberação do resultado, os técnicos orientam os pacientes a realizarem isolamento, em caso de detecção do coronavírus.