metropoles.com

Governo lança campanha para incentivar 2ª dose da vacina contra Covid

Para marcar a iniciativa, serão realizados eventos em diversas regiões do Brasil no dia 20 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Enfermeira segurando vacina da Covid-19 e carro atrás
1 de 1 Enfermeira segurando vacina da Covid-19 e carro atrás - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (13/11), a campanha de Megavacinação contra a Covid-19. A ação tem início em 20 de novembro e vai até o dia 26 do mesmo mês.

O objetivo da pasta é mobilizar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal com duas doses ou dose de reforço. Além disso, a ação visa fazer uma busca ativa de quem ainda não recebeu sequer uma dose do imunizante.

Para marcar a iniciativa, serão realizados ações diversas regiões do Brasil, previstos para o próximo sábado (20/11). Além disso, postos de saúde terão horário de funcionamento ampliado. O público-alvo é formado por toda a população acima de 18 anos de idade. Cada estado poderá fazer ações independentes.

3 imagens
Imunização contra Covid-19 no Brasil
Vacina contra Covid-19 no Brasil
1 de 3

Secretaria de Saúde busca pessoas que ainda não se vacinaram no DF

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Imunização contra Covid-19 no Brasil

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Vacina contra Covid-19 no Brasil

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Segunda dose em atraso

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos para tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal contra a Covid.

Um levantamento realizado pela pasta mostra que o estado com o maior número de pessoas com a segunda dose atrasada é São Pulo, com 4,1 milhões de pessoas. Em seguida, aparece o estado de Minas Gerais, com mais de 2,2 milhões de atrasados.

A maior parte dos brasileiros que se encontram neste grupo tem entre 30 e 34 anos de idade. São 2,9 milhões de pessoas nesta faixa etária com o esquema vacinal atrasado.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, explicou que uma das razões para o atraso neste grupo etário é o retorno das atividades profissionais.

“[Pode ter sido motivado por] uma não informação adequada em relação aos efeitos adversos, o medo, as propagandas que acontecem. E também: todos estão voltando a trabalhar. Muitas vezes a questão econômica está pesando, eles têm dificuldade de ir até uma unidade fazer a sua imunização porque estão no trabalho”, informou.

Ações nos estados

Uma das regiões do país que receberão ações para incentivar a vacinação é o Distrito Federal, onde o governador Ibaneis Rocha adiantou, em entrevista ao Metrópoles, que a ação contará com pontos de vacinação em locais com grande circulação de pessoas, como feiras e rodoviárias.

No DF, a expectativa é atingir 201,2 mil pessoas na faixa etária acima de 18 anos de idade, que ainda não tomaram a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?