metropoles.com

Governo intima 6 técnicos a depor sobre contaminação por tolueno no RJ

Além disso, a força-tarefa do Governo do Rio de Janeiro cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em empresas que possivelmente usam tolueno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Cedae
Imagem colorida do Sistema Imunana-Laranjal água - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Sistema Imunana-Laranjal água - Metrópoles - Foto: Divulgação/Cedae

O Governo do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, intimou, nesta segunda-feira (8/4), seis responsáveis-técnicos de empresas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) para prestarem depoimento no caso que investiga a contaminação da água do sistema Imunana-Laranjal por tolueno. O Executivo também vistoriou documentos.

Ainda nesta segunda, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), cumpriram 16 mandados de busca e apreensão em empresas que possivelmente fazem o uso de tolueno durante processos de produção, próximo ao Rio Guapiaçu.

De acordo com a polícia, o objetivo da operação é identificar o responsável pelo vazamento do poluente no Sistema Imunana-Laranjal, que teve a operação paralisada entre a última quarta-feira (3/4) e sexta-feira (5/4), após a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) identificar a presença de tolueno na água.

Cerca de 2 milhões de moradores dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, todos no Rio de Janeiro, ficaram sem abastecimento de água por mais de 60 horas.

O delegado Marcus Amim, secretário estadual de Polícia Civil, disse que a força-tarefa montada pelo governo do Rio “está trabalhando ininterruptamente para identificar os responsáveis pela contaminação da água”. Já o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, reforçou que “a prioridade agora é encontrar os responsáveis por esse crime ambiental”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?