Governo indica ex-assessor especial de Dilma para representação na OMC
Nome do embaixador Guilherme de Aguiar Patriota foi enviado pelo governo para apreciação do Senado. Ele é cônsul-geral em Tóquio
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal indicou o embaixador Guilherme de Aguiar Patriota, ex-assessor oficial da Presidência da República durante a gestão de Dilma Rousseff (PT), para o cargo de representante oficial do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e demais organizações econômicas sediadas em Genebra.
O diplomata ocupa o cargo de cônsul-geral do Brasil em Tóquio, desde 2021. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também formalizou, nessa segunda-feira (3/4), a sugestão do nome de diplomatas para representações brasileiras em 11 países e organizações diplomáticas. Todos os indicados são homens (veja abaixo a lista completa).
As indicações de embaixadores foram encaminhadas para aprovação do Senado Federal, e ainda precisam ser confirmadas pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Chanceler brasileiro reforça compromisso com fortalecimento da OMC
Currículo
Guilherme de Aguiar Patriota também foi cônsul-geral em Mumbai, na Índia, entre 2019 e 2021, e representante especial brasileiro junto à Conferência do Desarmamento (2018-2019).
No currículo, também ocupou as funções de delegado permanente alterno da Delegação Permanente do Brasil em Genebra (2015-2018), Representante Permanente Alterno na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York (2013-2015) e Assessor Especial da Presidência da República, durante o governo de Dilma Rousseff (2010-2013).
Diplomatas indicados pelo governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado Federal, nessa segunda-feira (3/3), indicações para os cargos de embaixador do Brasil em 11 países e órgãos internacionais considerados estratégicos em termos de relações diplomáticas.
São eles:
- Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, para o cargo de embaixador do Brasil na Índia e no Reino do Butão;
- George Monteiro Prata, para o cargo de embaixador do Brasil na República da Indonésia;
- Paulo Roberto Caminha de Castilhos França, para o cargo de embaixador do Brasil na Grécia;
- Gabriel Boff Moreira, para o cargo de embaixador do Brasil na República Eslovaca;
- Arthur Henrique Villanova Nogueira, para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Malawi;
- Frederico Salomão Duque Estrada Meyer, para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Israel;
- Michel Arslanian Neto para exercer o cargo de Delegado Permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal, Canadá;
- Guilherme de Aguiar Patriota, para exercer o cargo de Delegado Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e a outras Organizações Econômicas, em Genebra, Suíça;
- Clemente de Lima Baena Soares para exercer o cargo de Embaixador do Brasil no Peru;
- Christian Vargas para exercer o cargo de Embaixador do Brasil em Cuba;
- Benoni Belli para exercer o cargo de Representante Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).