metropoles.com

Governo flexibiliza teste pré-embarque e quarentena para não vacinados

Nova portaria interministerial muda regras para entrada no país, em meio ao aumento da vacinação e melhora do cenário epidemiológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Movimentação de viajantes vindos do exterior no desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos
1 de 1 Movimentação de viajantes vindos do exterior no desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O governo federal divulgou, na noite dessa sexta-feira (1º/4), nova portaria interministerial que afrouxa as medidas de entrada de viajantes no país. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A partir de agora, turistas vacinados não precisam mais apresentar teste tipo RT-PCR feito antes do embarque. Já os não vacinados, por precisarem apresentar o exame, não devem fazer quarentena obrigatória ao chegar ao Brasil.

O governo manteve apenas a exigência de apresentação de comprovante impresso ou eletrônico de vacinação completa (primeira e segunda dose) emitido pelo menos 14 dias antes do embarque. Também não será mais necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

A decisão é assinada pelos ministérios da Saúde, da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura. O chamado “passaporte vacinal” continua a ser recomendado como principal medida de controle sanitário de fronteiras.

No começo da semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde para as flexibilizações, levando em consideração a vacinação avançada no território nacional, além da melhora no cenário epidemiológico da pandemia.

A nova portaria faz parte de esforço para eliminar as restrições impostas pela emergência sanitária. O governo deve anunciar ainda a revogação da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes de trabalho.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) também espera que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assine decreto que acaba com a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?