Governo federal suspende cruzeiros após surto de Covid-19 em navios
Cinco ministérios assinaram nota conjunta acatando recomendação da Anvisa após reunião com o empresários do setor
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal publicou, na noite desta segunda-feira (3/1), nota suspendendo a temporada de cruzeiros turísticos no Brasil até o dia 21 de janeiro.
O documento assinado pela Casa Civil, Ministérios da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Turismo acata recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que emitiu, no último domingo (2/1), um comunicado contraindicando o embarque de passageiros em cruzeiros nos próximos dias.
A nota foi publicada após reunião com empresas do setor e secretários de saúde estaduais e municipais. O governo informou que avaliará a possibilidade de retorno às atividades em novos encontros.
A recomendação da Anvisa decorre de episódios recentes de aumento vertiginoso de casos de Covid-19 em navios.
No caso da embarcação MSC Splendida, mais de 3 mil passageiros foram impedidos de embarcar, neste domingo, diante da existência de transmissão comunitária entre tripulantes e ocupantes do cruzeiro.
Na nota, a Anvisa reforçou “urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil”. “Em que pese os esforços da agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada”, defendeu a agência.
Suspensão voluntária
O objetivo da pausa é, segundo a companhia, buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre protocolos sanitários necessários para mitigar os riscos de contágio por Covid-19 nas embarcações.