Governo federal exclui crianças de 5 anos de vacinação contra gripe
Em 2021, o Ministério da Saúde incluiu a faixa etária na lista de grupos prioritários. Neste ano, as crianças de 5 anos foram excluídas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde excluiu crianças de 5 anos de idade da lista de grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2022, anunciada na terça-feira (15/3).
A campanha terá início em 4 de abril, com população-alvo de 76,5 milhões de pessoas. Até 2021, o público infantil contemplado na imunização era de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).
No entanto, neste ano, serão vacinadas apenas crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Na terça, a rádio CBN revelou que a exclusão foi motivo de divergências na última reunião da Câmara Técnica Assessoria de Imunização (CETAI) do Ministério da Saúde. De acordo com o veículo, o governo chegou a alegar falta de seringas ao justificar a exclusão.
O Metrópoles questionou o Ministério da Saúde sobre as razões da alteração no público-alvo. À reportagem, a pasta disse que, devido ao aumento de casos de sarampo no país, a campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá simultaneamente com a de imunização contra o sarampo.
A faixa etária para crianças é a mesma em ambas as ações: 6 meses a menores de cinco anos, ” visando otimizar questões operacionais dos serviços de vacinação nos estados e municípios e reduzir o risco de complicações e óbitos para a influenza nesta faixa etária”.
“Para a campanha contra gripe deste ano, o Ministério da Saúde contratou mais de 80 milhões de doses de vacina. Após a imunização do público prioritário, outros grupos poderão ser incluídos na campanha, como ocorre todos os anos, conforme decisão dos estados e municípios”, concluiu a pasta.
Detalhes
Segundo o órgão federal, a campanha ocorrerá em duas etapas, e contará com o Dia D de mobilização nacional, previsto para 30 de abril. A vacinação segue até o dia 3 de julho de 2022.
“No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose”, informou a pasta.
A divulgação da campanha ocorre meses após o Brasil vivenciar um grande surto de influenza A, causado, principalmente, pela nova variante Darwin da cepa H3N2 e pelo subtipo H1N1. Os casos começaram a subir no fim de 2021, e a escalada dos registros positivos fez com que diversos estados tivessem escassez de testes para detectar o vírus
Veja o calendário da Campanha de Vacinação contra a gripe em 2022:
Primeira etapa: 04/04 a 02/05
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde.
Segunda etapa: 03/05 a 03/06
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.