metropoles.com

Governo federal divulga novas regras de teletrabalho para servidores

Uma nova regulamentação para a modalidade de teletrabalho no serviço público deverá ser definida em até 90 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Prédios da Esplanada dos Ministérios vistos de cima, em Brasília (DF) - Metrópoles
1 de 1 Prédios da Esplanada dos Ministérios vistos de cima, em Brasília (DF) - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os servidores públicos civis federais terão novas regras para fazer o teletrabalho, ou seja, para trabalhar a distância. Há um mês, o Ministério da Economia havia divulgado uma instrução normativa com as condições para essa atividade, além de determinar que instituições públicas criassem seus próprios Programas Geradores de Declaração (PGDs) e Programas de Gestão e Desempenho.

O Ministério da Gestão e da Inovação publicou uma instrução normativa no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13/1) que revoga a norma anterior e define quais servidores terão prioridade para aderir ao teletrabalho.

São eles: pessoas com deficiência ou com problemas graves de saúde e quem cuida de dependentes com essas condições; servidores com mobilidade reduzida; quem está gestante ou amamentando; e categorias que cumprem horário especial.

Como cada órgão público tem suas peculiaridades, a instrução normativa dá até 90 dias para que cada um publique suas regras. As instituições que já haviam estabelecido normas específicas para o teletrabalho podem manter tudo do jeito que está.

O teletrabalho se expandiu bastante no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Quando as atividades presenciais foram retomadas, alguns órgãos públicos e empresas privadas decidiram manter parte dos funcionários nessa modalidade de trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?