metropoles.com

Governo federal cria casa em Roraima para atender povo Yanomami

Governo federal irá destinar R$ 1,2 bilhão do seu orçamento para construção de ações permanentes para proteção dos Yanomamis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/ Agência Brasil
Foto colorida de atendimento médico a indígenas Yanomami - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de atendimento médico a indígenas Yanomami - Metrópoles - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto, nesta quarta-feira (28/2), que institui a Casa de Governo de Roraima que irá coordenar as ações de enfrentamento à crise humanitária e de saúde da terra indígena Yanomami.

A instalação será inaugurada na quinta (29/2) em Boa Vista, capital do estado, com a presença de ministros e autoridades. A estrutura ficará responsável pelas ações da Polícia Federal (PF), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de ministérios como da Educação, Saúde e Povos Indígenas.

A construção da Casa de Governo foi anunciada em janeiro. Na ocasião, Lula defendeu a instalação de ações permanentes para proteção dos Yanomamis e combate ao garimpo ilegal na região. A estimativa é de que o governo destine R$ 1,2 bilhão para adoção de medidas para atendimento à população indígena.

“Vamos utilizar todo o poder que a máquina pública pode ter, porque não é possível que a gente possa perder uma guerra para garimpo ilegal, para madeireiro ilegal, para pessoas que estão fazendo coisas contra o que a lei determina” defendeu o presidente em janeiro.

O decreto assinado por Lula aprovou ainda cargos em comissão para garantia do funcionamento da Casa de Governo. Serão remanejados membros do Ministérios da Gestão em caráter temporário. A estrutura estará ligada à Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.

Na última semana, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), também anunciou a construção do primeiro hospital indígena em Boa Vista e a construção de mais 22 unidades básicas de saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?