metropoles.com

Governo federal cria cadastro para registro de venezuelanos

Dados serão usados para facilitar a interiorização dos imigrantes. Eles serão classificados em três modalidades, como de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Venezuelanos abrigados em Boa Vista Brasil Venezulela
1 de 1 Venezuelanos abrigados em Boa Vista Brasil Venezulela - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governo federal criou um cadastro oficial para o registro de refugiados venezuelanos. O sistema será usado na Operação Acolhida e se torna a base de dados das autoridades brasileiras para interiorização nas modalidades trabalho, reunificação familiar e reunião social.

A portaria que regulamenta as regras foi publicada nesta segunda-feira (04/11/2019) no Diário Oficial da União (DOU). O documento é assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Oxyx Lorenzoni, presidente do Comitê Federal de Assistência Emergencial.

“Instituir o Sistema Acolhedor como cadastro oficial de imigrantes advindos do fluxo migratório provocado por crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela”, determina a portaria.

Segundo o governo federal, a intenção do cadastro é facilitar a ampliação de municípios brasileiros que recebem imigrantes e refugiados venezuelanos.

Até agosto, o Brasil contabilizava 14,6 mil refugiados e imigrantes do país vizinho em mais de 250 municípios. Mais de nove mil deles entraram este ano no país.

Desde o início da crise, mulheres venezuelanas atravessam a fronteira para terem os filhos em Roraima Brasil. Venezuelanos, entre os muitos locais, ficam abrigados no Ginásio Tancredo Neves em Boa Vista (foto em destaque).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?