Governo federal assina acordos de R$ 1,3 bi para Belém pela COP30
O valor deverá ser incorporado em melhorias de infraestrutura e saneamento na capital paraense, que será palco da COP em 2025
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal assinou, na manhã desta segunda-feira (6/5), convênios para liberar R$ 1,3 bilhão para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), em 2025, que será sediada em Belém (PA).
Contribuíram para o fundo a Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém. O valor deverá ser aplicado em obras de infraestrutura, no aumento da rede de esgoto sanitário e na revitalização do tradicional mercado Ver-o-Peso.
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era prevista na cerimônia de assinatura no Palácio do Planalto, mas cancelou para focar nas demandas do Rio Grande do Sul, acometido por fortes chuvas.
Lula encabeçou a campanha para tornar o bioma amazônico o palco do evento climático e esteve este ano na capital paraense, ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron.
O evento climático ocorrerá em novembro de 2025. Enquanto isso, o governo federal tenta atrair investidores e foca em melhorias para sediar a cúpula global.