Governo federal arquiva projeto de peça sobre ditadura na Rouanet
Companhia que teve o projeto arquivado relatou nunca ter tido problema, até então, com aprovação na Lei de Incentivo à Cultura
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria Especial da Cultura do governo federal arquivou um projeto da companhia teatral BR116 que buscava aprovação na Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).
A peça “O Santo Inquérito”, escrita por Dias Gomes em 1966, faz uma metáfora das torturas ocorridas durante a ditadura militar no Brasil.
Em dois atos, a peça relata a condenação de Branca Dias, na Inquisição portuguesa no Brasil, por salvar um padre da morte por afogamento.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a companhia teatral relatou que a secretaria não apresentou qualquer justificativa para rejeitar a peça. A BR116 atua há 10 anos e nunca teve problema com aprovação na lei.
Procurada, a pasta não respondeu aos questionamentos do Metrópoles. O espaço segue aberto.
Na última semana, o projeto do plano anual para a manutenção do Instituto Vladimir Herzog via Lei Rouanet foi vetado, pela primeira vez em 10 anos.
Em nota, a Federação Israelita do estado de São Paulo esclareceu que o instituto trabalha pelos valores da democracia, direitos humanos e liberdade de expressão, inspirados na grandeza dos valores de Vlado, que era jornalista e judeu.
“Por esse motivo, acreditamos que esta decisão compromete o trabalho de muitas entidades que concentram esforços na concepção e implementação de ações culturais e primam pela excelência em seus projetos”, afirmou.