Governo fecha parcialmente fronteira brasileira com a Venezuela
A Portaria nº 120/2020 com a medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18/03)
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil fechou parcialmente a fronteira com a Venezuela para conter a disseminação do novo coronavírus. A Portaria nº 120/2020 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18/03).
“Fica restringida, pelo prazo de 15 dias, contado da data de publicação desta portaria, a entrada no país, por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros oriundos da República Bolivariana da Venezuela”, informa a portaria.
Com isso, a fronteira do país com o Estado de Roraima ficará temporariamente fechada. A medida, no entanto, não vale para brasileiros, imigrantes com prévia autorização de residência, profissional de organismo internacional e funcionário estrangeiro que trabalhe para o governo brasileiro.
A portaria foi publicada após o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL), pedir ao governo federal que fechasse a fronteira de Roraima com a Venezuela e a Guiana para evitar a disseminação do coronavírus.
A medida é assinada pelos ministros da Casa Civil, general Braga Netto, da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Apesar da iniciativa, nessa terça-feira (17/03), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar que existe “histeria” em relação ao novo coronavírus. “Há um certa histeria, como se fechar fronteira resolvesse o problema. Alguns querem que a gente feche os aeroportos. Bem, a gente não sabe as consequências disso tudo”, concluiu.
O último balanço do Ministério da Saúde mostrou que o Brasil tem 291 casos confirmados de coronavírus e uma morte em decorrência da doença.