metropoles.com

Governo fecha acordo com Azul para transporte de vacina contra Covid-19

O setor de logística fará o envio das doses em todos os voos. Diariamente, a empresa faz mais de 100 decolagens em todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Schludi/Unsplash
covid vacina coronavírus sars cov 2
1 de 1 covid vacina coronavírus sars cov 2 - Foto: Daniel Schludi/Unsplash

O Ministério da Saúde firmou uma parceria com a empresa Azul, para o transporte de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, durante a campanha de imunização. Segundo a companhia aérea, será possível abranger 113 cidades por dia.

O setor de logística da empresa fará o envio das doses em todos os voos. Diariamente, a empresa faz mais de 100 decolagens em todo o país. A empresa não cobrará pelo serviço, que poderá ser estendido a governos estaduais e municipais.

O anúncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (9/12), em Brasília. Além de executivos da empresa, participaram do evento congressistas e ministros, como general Eduardo Pazuello (Saúde), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

A estimativa da Azul é que, se cada voo carregar 5 mil doses, em dois meses a população poderá ter sido vacinada – na verdade, isso daria um total de 30 milhões de doses, o que está bem longe de contemplar todos os brasileiros. Entretanto, está dentro do cálculo inicial do governo para começar a campanha.

“Como será e quando será, não sabemos. Mas vamos garantir que a vacina chegue à população”, destacou o presidente da empresa, John Rodgerson.

Atualmente, a Azul já transporta vacinas do Ministério da Saúde. A experiência será usada para os imunizantes que não necessitam de hipercongelamento, como a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNtech, que exige armazenamento abaixo de -70°C.

Com isso, o transporte dos outros imunizantes, que, em sua maioria, pedem resfriamento entre 2°C e 8°C, será mais fácil. “Estamos nos preparando para fazer o que precisar para realizar o transporte”, adiantou a diretora de Cargas da Azul, Izabel Reis.

Ela participa das tratativas com o Ministério da Saúde e com os órgãos reguladores para fechar o cronograma e as regras para o transporte.

“Nessa pandemia, tivemos a autorização das autoridades e transformamos aviões de passageiros em de carga”, exemplificou Izabel. No começo da pandemia, respiradores foram trazidos ao país pelo mesmo método.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?