metropoles.com

Governo estuda MP que permite redução de até 70% dos salários

Texto em estudo, que ainda depende de aprovação do presidente, cria três faixas de possíveis quedas salariais (e de jornada): 25%, 50% e 70%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Camila Domingues/Palácio Piratini
Carteira de trabalho, desemprego
1 de 1 Carteira de trabalho, desemprego - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

A equipe econômica preparou, e agora analisa com o Palácio do Planalto os detalhes, uma medida provisória que prevê a permissão para que as empresas reduzam em até 70% tanto os salários quanto as jornadas de seus empregados, como forma de amenizar os efeitos da crise gerada pela pandemia de coronavírus.

Segundo o jornal O Globo, o texto estipula que o trabalhador receberá, como compensação pela redução da remuneração, uma parcela do seguro-desemprego proporcional ao percentual pago pela empresa: se o empregador vai pagar 30% do salário, o governo arcará com o equivalente a 30% do que o trabalhador receberia desse seguro. O texto deve incluir também trabalhadores domésticos e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil por ano.

Haverá outras faixas de redução salarial, diz o jornal: de 50% e 25%. Caberá aos empregadores escolher um deles para receber ajuda do seguro-desemprego na complementação dos salários.

Antes, o percentual máximo de corte de jornada previsto pela equipe econômica era de 65% e havia uma trava para evitar que atingisse todos os funcionários da empresa. O recurso poderá ser adotado de microempresas a empresas de grande porte, em qualquer tipo de salário, sem tratamento diferenciado entre os setores da economia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?