metropoles.com

Governo estima economia de quase R$ 150 milhões com horário de verão

A economia com a medida equivale ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, que conta com 2,8 milhões de habitantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
horário de verão fim de tarde
1 de 1 horário de verão fim de tarde - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Com o início do horário de verão, que teve início neste domingo (16/10), quando os relógios foram adiantados em uma hora, o governo estima economizar aproximadamente R$ 147,5 milhões. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME), essa economia é resultado do custo evitado na operação de usinas térmicas, além de questões de segurança elétrica e sobretudo atendimento ao horário de ponta – quando a energia é mais demandada entre 18h e 21h.

Entre os principais benefícios da redução de demanda no horário de ponta, segundo o Ministério de Minas e Energia, está o aumento da segurança operacional, decorrente da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão. Além disso, há maior flexibilidade para manutenções e redução de cortes de carga em situações de emergência no sistema elétrico.

O Distrito Federal e mais 10 estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste Foram foram atingidos pela medida. O horário de verão vale até o dia 19 de fevereiro de 2017, quando os ponteiros voltam a ser atrasados em uma hora.

Nos últimos 10 anos, o horário de verão reduziu, em média, 4,5% a demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. Essa economia equivale, em todo o período do Horário de Verão, ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

O horário de verão foi adotado no Brasil desde 1931, com alguns intervalos. Desde 2008, ele vigora a partir do Decreto nº 6.558. Em dezenas de países do mundo, o horário de verão é usado como forma de economizar energia, sobretudo em países de geração termelétrica.

(Com informações do Ministério de Minas e Energia)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?