Governo enviará comitiva para elaborar ações contra estiagem no RS
Comitiva de ministros visita o Rio Grande do Sul, que sofre crise de seca em mais de 317 municípios e está em situação de calamidade pública
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal enviará nesta quinta-feira (23/2) comitiva interministerial para debater medidas emergenciais para socorrer as famílias atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul. O estado passa por uma grande crise de seca em mais de 317 municípios e está em situação de calamidade pública. Destes, 191 tiveram situação já homologada pelo governo.
Segundo comunicado do Ministério do Desenvolvimento Regional, o grupo de ministros visitará comunidades afetadas pela estiagem e anunciará medidas de apoio a agricultores da região. Após a visita, os ministros vão até a Hulha Negra, município localizado em uma das regiões mais castigadas.
Compõem o grupo interministerial, os ministros:
- Paulo Teixeira, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Wellington Dias, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
- Paulo Pimenta, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
- Edegar Pretto, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e
- Irajá Lacerda, Secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária
Solicitação
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional