metropoles.com

Governo é contraditório em questões fiscais, diz executivo

Setor produtivo do etanol teme que a redução de impostos sobre a gasolina tire novamente a competitividade do biocombustível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
gasolina-2-840×577
1 de 1 gasolina-2-840×577 - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
O vice-presidente do Fórum Nacional do Setor Sucroenergético e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, criticou a possibilidade de o governo reavaliar a tributação da gasolina como forma de frear as seguidas altas do combustível de petróleo ao consumidor. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (7/3), em Nova York, que o governo analisa essa possibilidade de alterar a tributação e reafirmou que não pretende interferir na política da Petrobras de ajustes diários nos preços do combustível fóssil.

Segundo Cunha, “o governo é contraditório nessa questão fiscal”, ao admitir a possibilidade de redução de tributos enquanto, ao mesmo tempo, avalia uma taxação de exportações do agronegócio. “O governo sempre propõe ao Congresso mais e mais fórmulas para querer arrecadar mais, como, por exemplo, no bojo da reforma previdenciária, imputar ao agronegócio taxas sobre exportações”, disse.

O setor produtivo do etanol teme que a redução de impostos sobre a gasolina tire novamente a competitividade do biocombustível retomada com os reajustes do derivado. Nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff a desoneração da gasolina foi a forma encontrada pelo governo de evitar aumentos da gasolina e os impactos na inflação. A medida, no entanto, prejudicou o setor de etanol e trouxe o fechamento de usinas.

Cunha afirmou que a possibilidade de o governo voltar a controlar os preços da gasolina seria um retrocesso que condenaria a Petrobras. “Não há espaço no mundo republicano para um retrocesso dessa natureza”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?