Governo do RN mobiliza força-tarefa e entra em alerta para chuvas
Inmet emitiu um alerta de perigo para o Rio Grande do Norte depois de previsão de chuvas e ventos intensos na região
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), mobilizou, neste domingo (9/4), uma força-tarefa formada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para atender a população afetada pelas fortes chuvas registradas na região.
Veja:
Determinei de imediato que todos os esforços fossem mobilizados, em sintonia com as prefeituras, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sesap e Sethas, para que todo o serviço de assistência seja garantido às populações afetadas.
+
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) April 9, 2023
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo após previsão de chuvas e ventos intensos no Rio Grande do Norte. A previsão é de temporais entre 30 e 60 milímetros por hora.
Entre esse sábado (8/4) e este domingo, o Rio Grande do Norte registrou volume de chuva acumulado de 100 milímetros. O temporal encheu os reservatórios do estado, mas também gerou transtornos para a população.
Devido aos fortes temporais na região, um trecho da rodovia estadual RN-117 foi destruído pela força da água após um açude na cidade de Caraúbas transbordar. Segundo a prefeitura, nas últimas 24 horas teve um acumulado de 128,1 milímetros de chuva.
Confira:
Com grande volume de chuva, a barragem de Umari, terceira maior do Rio Grande do Norte, em Upanema, transbordou. Com a alta vazão, os reservatórios potiguares atingiram cerca de 60% de suas capacidades de reserva de água.
Na última quinta-feira (6/4), a barragem de Umari atingiu 95,67% da sua capacidade total, segundo o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado.