metropoles.com

Governo do RJ decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Gloria Maria

Governador do estado, Claudio Castro prestou homenagem nas redes sociais. Gloria Maria morreu nesta quinta-feira (2/2), aos 73 anos, no Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Glória Maria nos estúdios da Globo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Glória Maria nos estúdios da Globo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), declarou luto oficial de três dias no estado nesta quinta-feira (2/2) após a morte da jornalista Gloria Maria, aos 73 anos. Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Gloria nasceu no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.

A repórter morreu no hospital Copa Star, na zona sul da capital fluminense, onde estava internada para o tratamento de um câncer com metástase. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“Glória Maria era um nome forte do jornalismo brasileiro. Uma profissional que foi sinônimo de competência, talento e dedicação em tudo o que fez. Mas também não podemos deixar de exaltar a mulher Glória”, escreveu o governador do RJ.

Veja os posts:

Glória concluiu a graduação na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Na TV Globo, onde consagrou sua carreira, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Quadro de saúde

No início de janeiro deste ano, a jornalista passou por uma internação, que já estava prevista dentro do tratamento. Ela foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2019, e tratou a doença com sucesso.

Depois disso, recebeu o diagnóstico de uma metástase no cérebro, quando ela teve de fazer cirurgia para retirada do tumor, que também foi realizada com êxito.

No ano passado, Glória apresentou mais metástases no cérebro e foi submetida a novos procedimentos. Segundo a TV Globo, estes tratamentos pararam de fazer efeito nos últimos dias.

Homenagens

A morte de Gloria Maria causou comoção também no mundo político. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), membros do primeiro escalão do governo, deputados e senadores prestaram homenagens nas redes sociais à jornalista.

“Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão”, escreveu Lula no Twitter.

O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, pontuou que Glória Maria foi uma referência para a população negra do país.

“É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”, escreveu o ministro no Twitter.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco também se manifestou: “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?