metropoles.com

Governo do ES contesta no STF adicional de insalubridade a merendeiras

Casagrande alega que decisões da Justiça do Trabalho não observaram a lei e regras do Ministério do Trabalho sobre atividades insalubres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Renato Casagrande
1 de 1 Renato Casagrande - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisões da Justiça do Trabalho que obrigaram o governo a pagar adicional de insalubridade para merendeiras. Foi ajuizada uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1181) para tratar do tema. A ação foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

A convenção coletiva do Sintrahotéis e do Sindilimpe instituiu o adicional de 20% a merendeiras, cozinheiras, copeiras e auxiliares de serviços gerais.

A Justiça estadual afastou a obrigação da administração pública de incluir a parcela indistintamente em todos os contratos de terceirização. No entanto, em ações de cumprimento movidas pelos sindicatos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) têm condenado o estado ao pagamento do adicional.

O governo alega que o entendimento fere preceitos da Constituição Federal. Diz que a convenção coletiva estabelece o pagamento independentemente do local da prestação dos serviços, sem a produção de laudos ambientais.

Além disso, alega que a norma não teria observado critérios legais sobre a matéria nem as regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que definem atividades e operações caracterizadas como insalubres, como exposição a agentes agressivos, radiação ionizante e vibrações, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?