metropoles.com

Governo do Ceará pede e Bolsonaro vai enviar o Exército ao estado

Governador Camilo Santana (PT) agradeceu ao presidente da República ao ser informado de operação de Garantia da Lei e da Ordem no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
copsceara
1 de 1 copsceara - Foto: Reprodução

Enfrentando o terceiro dia de motins de policiais militares, o Ceará solicitou nesta quinta-feira (20/02/2020) ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que decrete uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e envie forças militares para o estado. O pedido foi aceito e publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

“Acabo de receber telefonema do ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, informando que o presidente acaba de atender a nossa solicitação autorizando o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado do Ceará. Já havia sido autorizada também a presença da Força Nacional, aqui no estado, para atuar em conjunto com nossas forças de segurança. Todo o esforço será feito para garantir a proteção dos nossos irmãos e irmãs cearenses. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio do Governo Federal neste momento”, escreveu o governador do Ceará, Camilo Santana, em suas redes sociais.

Na carta enviada a Bolsonaro pedindo o decreto, o governador cita a invasão de quartéis, a tomada de viaturas e o episódio que resultou nos ferimentos à bala no senador Cid Gomes (PDT) nessa quarta-feira (19/02/2020), em Sobral, no interior do estado, para justificar a urgência.

“Com o agravamento da situação e o caos gerado por tais episódios inaceitáveis, solicitamos, com a urgência que a situação impõe, o envio das Tropas Federais para garantia da lei e da ordem em Fortaleza, sua região metropolitana e no município de Sobral”, diz o texto.

Veja uma cópia do pedido:

Reprodução

Diário Oficial

O presidente Jair Bolsonaro autorizou na tarde desta quinta-feira (20/01/2020) o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado do Ceará. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a publicação, as Forças Armadas ficarão no estado no período de 20 a 28 de fevereiro de 2020. Além disso, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, definirá a alocação dos meios disponíveis e o Comando responsável pela operação.

Pelo decreto, o Comando “assumirá o controle operacional dos efetivos e dos meios pertencentes aos órgãos de segurança pública federais e estaduais disponibilizados para a operação”. Veja a íntegra do decreto:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?