Governo do AM prorroga toque de recolher e libera comércio drive-thru
Circulação de pessoas no estado continuará restrita entre as 19h e as 6h. Novas medidas devem perdurar até o dia 21 de fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Amazonas anunciou, neste sábado (13/2), que a medida de restrição na circulação de pessoas em todos os municípios do estado entre as 19h e as 6h será prorrogada por mais sete dias. A validade do decreto em vigor expirava no domingo (14/2). Agora, as regras devem perdurar até o dia 21 de fevereiro.
O novo decreto assinado pelo governador Wilson Lima (PSC) permite que o comércio funcione pelo sistema drive-thru, das 8h às 15h. Atualmente, os estabelecimentos funcionam apenas para delivery (entregas).
Também ficam permitidos os atendimentos domiciliares para serviços de beleza, barbearias e similares.
O novo decreto libera ainda a prática individual de exercícios físicos ao ar livre, com exceção para o horário de restrição de circulação das 19h às 6h.
Para a indústria, fica permitido o transporte de cargas de produtos do setor industrial no período de 24 horas, e o deslocamento de veículos especiais destinados ao transporte de funcionários das indústrias.
“Essas decisões que o governo do estado adota são baseadas nos dados da Fundação de Vigilância em Saúde, em parceria com a Fiocruz, que todos os dias têm acompanhado esse quadro de evolução epidemiológica, e acompanhando também os dados da prefeitura sobre o crescimento de óbitos relacionados à Covid-19. Também considera a ampliação que estamos fazendo na rede hospitalar, com a abertura de novos leitos, a diminuição da fila de pessoas que esperam por leito clínico ou de UTI”, afirmou Wilson Lima.
As medidas de restrição contra a Covid-19 no Amazonas estão em vigor desde o dia 2 de janeiro, após o colapso no sistema de saúde decorrente de um segundo surto da doença, com recordes de casos, internações e mortes relacionadas ao novo coronavírus.
As unidades de saúde registraram superlotação e falta de oxigênio, o que obrigou o governo a enviar pacientes para outros estados. Até a última sexta-feira, foram registradas mais de 292 mil casos da doença e 9.753 mortes por complicações da Covid-19.
O estado aguarda o envio de 50 mil doses da vacina Coronavac no fim de fevereiro. “Ressalto que essas vacinas não sairão da entrega destinada ao Ministério da Saúde. E sim representam uma doação de São Paulo ao povo do Amazonas. São Paulo está ao lado do Brasil para vencer a pandemia”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) na última quinta-feira (11/2).