Governo diz que energia foi restabelecida em todo o estado do Amapá
Ministério de Minas e Energia afirmou que segundo transformador foi ligado em Macapá. Rodízio também chega ao fim
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério de Minas e Energia afirmou que 100% do fornecimento de energia no Amapá foi restabelecido nesta terça-feira (24/11). O estado ficou 22 dias com problemas na distribuição de energia elétrica após um incêndio na subestação Macapá, em 3 de novembro.
O anúncio foi feito por uma rede social do ministério. De acordo com a pasta, a energia foi restabelecida após a ativação de um segundo transformador na subestação Macapá. O rodízio no fornecimento também foi encerrado.
O transformador veio do município de Laranjal do Jari (AP). Com a ativação da máquina, o Amapá conta com dois transformadores na subestação Macapá, que conectam o estado ao Sistema Interligado Nacional.
Além disso, o estado é abastecido pela usina hidrelétrica Coaracy Nunes e com geração termoelétrica instalada nesta semana, durante visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
100% do fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá foi restabelecido com a energização do 2o transformador na subestação Macapá nesta terça-feira (24/11).#MissãoAmapá #MME #prioridade
— Ministério de Minas e Energia (@Minas_Energia) November 24, 2020
Instalação de geradores
No sábado (21/11), Bolsonaro visitou o Amapá pela primeira vez desde o início do apagão. Na ocasião, 47 geradores termoelétricos foram instalados na subestação Santa Rita, em Macapá, e em Santana.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, as máquinas foram ativadas para fornecer 45 megawatts de energia para o estado. No entanto, foram fornecidos apenas 20 megawatts e moradores acabaram sendo atingidos pela falta de energia ou instabilidade na distribuição.
No domingo (22/11), habitantes registraram um curto-circuito que gerou explosões em fios de energia em um bairro de Macapá. Segundo as autoridades, o problema foi ocasionado pela fricção entre cabos e não tem relação com os geradores instalados no último sábado.
Noite de domingo no Amapá, onde o presidente @jairbolsonaro esteve ontem para acionar geradores que trariam a energia de volta. pic.twitter.com/dZAtuiRVL7
— Alexandre Aguiar (@alexaguiarpoa) November 23, 2020
Dificuldades
Os amapaenses enfrentaram 22 dias de dificuldades com a falta de energia no estado. Moradores sofreram com a escassez de alimento, perda de eletrodomésticos que queimaram com a instabilidade na rede elétrica e o calor excessivo.
Além disso, alguns precisaram estocar comida e água potável. Outros faziam filas em supermercados e postos de gasolina para utilizar a energia de geradores.
Outro problema foram as enchentes causadas pelas fortes chuvas na região. Nessa segunda-feira (23/11), diversas áreas de Macapá amanheceram alagadas após a chuva mais forte do ano: foram 74 milímetros de água em menos de uma hora. No fim da tarde, profissionais da prefeitura fizeram a desobstrução dos bueiros da cidade.