Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2025
Para evitar a perda do direito, é necessário atualizar os dados no Cadastro Único a cada 24 meses. Confira as datas de pagamentos
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou nesta segunda-feira (23/12) o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família (PBF) para 2025.
Os repasses começarão no dia 20 de janeiro, com as datas organizadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Veja calendário abaixo.
As famílias com NIS final 1 serão as primeiras a receber o benefício, no dia inicial do calendário. Em seguida, o pagamento será feito aos que possuem NIS com final 2, e assim sucessivamente, até alcançar os beneficiários com final zero. Os depósitos ocorrem nos últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado para começar no dia 10, encerrando antes do Natal.
Atualização cadastral para manter o benefício
Para evitar a perda do Bolsa Família, é necessário atualizar os dados no Cadastro Único a cada 24 meses. A pessoa responsável pela família deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Craas) ou a outro posto de atendimento da assistência social para realizar o procedimento.
Regras e benefícios
Podem ingressar no Bolsa Família as famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, desde que estejam inscritas no Cadastro Único. Cada família recebe, no mínimo, R$ 600 mensais, além de valores adicionais para núcleos familiares que incluam crianças, gestantes ou outros perfis prioritários.
O programa também exige o cumprimento de condicionalidades, como acompanhamento na área da saúde e frequência escolar das crianças e adolescentes, reforçando o acesso a direitos básicos para combater o ciclo intergeracional da pobreza.
Canais de informação
Em caso de dúvidas sobre o programa, os cidadãos podem entrar em contato com o Disque Social 121 ou com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 111. Também é possível acessar informações por meio dos aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito em plataformas digitais.
Confira as datas: